Entrevistando um Autor: Michelem Fernandes

Nossa queridíssimo colaboradora Priscila Ramos @brpriscilaramos Conseguiu uma entrevista com a Michelem Fernandes autora da Série Esplendor e Lembranças de um diário.

P - Você conhece o livro O Caminho Para Esplendor e todo o seu sucesso, agora vamos mostrar para você o mundo da escritora por trás deste livro e vários outros, como Lembranças de Um Diário. Batemos um papo com a Michelem Fernandes, a criadora do mundo fantástico dos seus livros infanto-juvenis e trouxemos uma entrevista IN-CRÍ-VEL que você não pode perder.
E se você ainda não conhece a Michelem, venha conhecer, se apaixonar, e se desesperar por seus livros.

Priscila - Olá Michelem! Muito obrigada por aceitar fazer essa entrevista. Michelem - Obrigada pelo carinho, Pri! Uma linda Páscoa para você e sua família!

P - Obrigada! Conta pra mim, como surgiu o interesse em escrever até a publicação do seu primeiro livro? M - Sempre gostei de escrever cartas, histórias e versinhos. Entretanto, tudo muito timidamente, sem pretensão alguma de ser escritora. Na verdade, na adolescência, tinha muita vergonha de mostrar o que eu escrevia. Só então, em 2006, anos depois de me tornar professora, tomei coragem. Para incentivar os meus alunos a gostarem de ler, resolvi apresentá-los uma de de minhas histórias, o Voando Mais Alto Que Uma Pipa. E, após ver o sorriso deles, descobri algo mágico, que estava dentro de mim, porém nunca havia prestado atenção: eu era uma escritora. P - Qual o maior obstáculo que você encontrou? - Como o da maioria dos autores, a publicação é sempre o obstáculo mais difícil e angustiante. No entanto, com persistência e muito amor pela escrita, as coisas acontecem. Quando se tem um sonho é preciso lutar por ele, pois nada cairá do céu. P - De onde você tira inspiração para escrever? M - Da minha vida, de elementos como animais, natureza, paisagens, lembranças, momentos bons ou não... Tudo acaba uma hora ou outra, se misturando. Com isso, acaba surgindo espontaneamente uma sementinha de história nos momentos que eu menos espero. P - Pra você, o que é ser escritor? M - É pensar que o mundo pode ser voado através das palavras. P - Quais são os desafios que um futuro escritor pode vir a encontrar pelo caminho? M - Desaprovações são comuns para autores iniciantes. O abrir as portas é algo complicado. Contudo, desafios surgirão na vida de qualquer profissional. A vida é feita de erro e acerto. O importante é não desistir. P - Você se formou em professora e descobriu esse universo do escritor. Teve medo de parar de lecionar para escrever? M - Nenhum. Amo as duas profissões. Porém o que me consola, é que mesmo que eu siga pelo caminho da escrita, estarei envolvida com educação de forma direta ou indireta. P - Que dica você dá para os jovens que tem essa paixão por livros e querem se tornar escritores? M - Que continuem lendo bastante! Não tenham pressa. Revisem seus textos. Deixem-os paradinhos (para ver se suas ideias não mudam), sejam persistentes e felizes através dessa arte. P - Vemos que mais escritores nacionais estão surgindo. Você acha importante ter essa valorização da literatura nacional? M - Sem dúvida! Nossa literatura é fabulosa! Não perde em nada para a estrangeira... Só precisa de mais mídia e espaço no mercado editorial. P - Você tem um relacionamento ótimo com seus leitores, não é? Estão sempre interagindo e trocando beijos e mensagens, inclusive eu estou no meio deles. O que seus leitores significam para você? M - Em uma palavra: TUDO!

P - Seu livro, Lembranças de Um Diário é bem adolescente. Você se identificou com a personagem em algum momento na sua adolescência em ter um diário? M - O livro é inspirado em passagens da minha adolescência, porém não é autobiográfico. Sou fã da Nina (personagem). Gostaria de ter sido mais forte em relação a mudança de cidade como ela foi. P - Você escreveu A Máquina da Felicidade com uma história bem trágica para a personagem, Celina, e deu a ela o poder de mudar isso. Qual é a sua máquina da felicidade, Michelem? M - Esse texto é muito especial. Chorei horrores ao escrever certos momentos da narrativa. A história da Celina me perseguiu por um bom tempo... O título é provisório, talvez até mude na publicação de fato. Quem não conseguiu ler no site Amazon, terá de aguardar mais um pouquinho (devido a novos projetos). Se eu tivesse a Máquina da Felicidade, acho que não a usaria para voltar no tempo, pois eu seria um desastre, iria fazer uma bagunça completa. rsrsrsrs P - Seu livro e suas continuações, O Caminho Para Esplendor, é um sucesso! Você imaginava que ia ter essa repercussão toda? M - Não. Tem dias que penso em parar no livro 3 (como idealizei desde o começo). Aí surgem vários pedidos dos leitores para que eu prossiga... Confesso que ainda não consegui bater o martelo. P - Essa aventura é diferente dos seus outros livros. De onde surgiu a ideia de criar O Caminho para Esplendor e um mundo alternativo completamente diferente da realidade, cheio de magia e criaturas fantásticas? M - Surgiu depois de um sonho que eu tive com o castelo. Em seguida, fui "apresentada" ao mundo mágico e a todos os personagens da história. P - Você escreveu também livros infantis para incentivar à leitura aos seus alunos. Qual a importância da leitura desde a infância? M - É algo primordial. A criança que lê, guarda um cantinho especial num futuro brilhante e enriquecido de conhecimentos. P - Quais suas obras literárias favoritas? M - A cidade do Sol (Khaled Hosseini) e Bisa Bia Bisa Bel (Ana Maria Machado).

P - E quais os escritores que te inspiram e motivam? 

M - São tantos! Mas Ruth Rocha e Ana Maria Machado, são musas inspiradoras para mim. 

P - Um recado para nossos leitores?
M - Queridos leitores, Nunca deixem de sonhar! Leiam sempre! Beijocas, Mi. P - Michelem, mais uma vez: Muito obrigada pela entrevista. Eu espero que você tenha curtido responder as perguntas do mesmo jeito que curti muito elabora-las e interagir com você. Admiro muito o seu trabalho e espero um dia ser escritora também. Parabéns pelo sucesso.

Quer saber onde achar a Michelem?
Twitter: @michelemfernan
Instagram: @michelemfernandes
Facebook: FanPage https://www.facebook.com/AutoraMichelemFernandes
Blog:  michelemfernandes.blogspot.com

2 comentários

  1. Amei!!! Obrigada pelo carinho!

    Beijocas,

    Mi

    ResponderExcluir
  2. perugunta a ela pf quantos anos ela tem ou o gabriel duarte amo ela

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger