Manual Bienal: tudo sobre a bienal do livro 2015

Faltam 21 dias para a Bienal Internacional do Livro Rio XVII e tem muita gente ansiosa para o evento então resolvi fazer um post com todas as informações sobre o evento reunidas em um único lugar. Eu vi vários posts diferentes sobre a bienal onde em cada um deles a informação era mais sobre quais leitores estariam presentes, mas e as datas? Os stands? Os lançamentos e as dicas para se dar bem no evento?
Senti falta disso tudo e resolvi fazer um Manual Bienal, gostou? Então vem acompanhar o post que tem muita coisa legal!
Let's Go!
1. SOBRE A BIENAL:

Bienal do Livro Rio, uma celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas, tendo o livro como astr...o principal.
Para os leitores, é a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação.
Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura. Atraente e diversificada, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!
2. AUTORES CONFIRMADOS E DATAS:
Para conferir a lista de autores, clique na imagem.
3. INGRESSOS:
A bienal vai durar por 10 dias, há quem vá durante TODOS os dias ou quem vá durante dois ou três. Nós amamos tanto a bienal que gostaríamos que ela durasse o mês inteiro, não é?
Para quem está indo ao evento pela primeira vez vale lembrar que o ingresso só é válido para um dia de bienal, ou seja, um ingresso para cada dia de evento.
Se eu for no primeiro dia, pagarei um ingresso, se for no segundo, pagarei outro e assim por diante.

Os preços dos ingressos não são caros na minha opinião, mas muitas pessoas estão sendo reeducadas para se adaptar a crise econômica e gastar menos, ou seja, ir menos dias e economizar mais o dinheiro dos ingressos.
Ainda dá tempo de comprar os ingressos pela internet no site Ingresso Rápido, basta clicar AQUI e realizar sua compra atráves do cartão de crédito, se você for menor de idade, peça permissão dos seus pais antes de efetuar a compra. Lá você pode comprar o ingresso para o dia escolhido e para mais de um, se deseja além de poder comprar mais de uma unidade.
ATENÇÃO: Ao realizar a compra antecipada pelo site, o visitante pode optar por: imprimir o bilhete em casa, retirar o ingresso na bilheteria, receber pelos Correios ou solicitar a entrega via serviço de motoboy (estas 2 últimas opções, estarão válidas para as compras realizadas até o dia 26 de agosto). 
A meia-entrada é especificamente para o público:
- Maiores de 60 anos (Lei Federal nº10.741/2003 – Estatuto do Idoso): Apresentar documento de identidade ou documento com foto que comprove idade superior a 60 anos;
- Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular
(Leis Estaduais nº 2.519/1996, 4.161/2003, 4.816/2006 e 5.158/2007): Apresentar
documento de identificação estudantil (Carteira de estudante ou comprovante de matrícula. Boleto bancário ou comprovante de mensalidade não são aceitos), além de um documento de identidade com foto;
- PNE - Portadores de Necessidades Especiais (Lei Estadual nº 4.240/2003): Documento de identidade ou documento com foto que comprove a sua condição. Os acompanhantes devem adquirir a entrada no valor integral. O acompanhante só terá direito à meia-entrada se estiver dentro de alguma das regras acima.
Além disso, haverá entrada gratuita é especialmente para o público:
- Crianças com menos de 1 metro de altura;
- Autores: devem apresentar o livro de sua própria autoria;
- Professores de Escolas ou Universidades Públicas e Particulares: Carteira de Trabalho com o cargo de Professor, Carteira de Professor da Escola Municipal, Carteira de Professor da Escola Estadual, Contracheque atual com cargo de Professor, Cartão do INSS (caso seja professor aposentado), Diploma (ou cópia) de licenciatura em Letras e/ou Pedagogia, Carteira do SINPRO (Sindicato Nacional dos Professores) ou Carteira do CREF (Conselho Regional de Educação Física);
- Profissionais do Livro: devem apresentar o crachá da empresa e contracheque atual;
- Profissionais de Bibliotecas: devem apresentar carteira de Biblioteconomia.
Lembrando que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e as
condições para obter o benefício devem estar presentes tanto no ato da compra quanto no acesso do beneficiário ao local do evento.
E para a utilização dos benefícios de gratuidade indicados acima, o visitante deve se dirigir aos guichês de credenciamento sinalizados tendo em mãos o Documento de Identificação com foto (Registro Geral) e um dos documentos indicados acima para cada caso.
A Bilheteria da Bienal estará em funcionamento a partir do dia 03/09 e você poderá adquirir seu ingresso antecipadamente no site indicado acima ou na bilheteria:

Horário de Funcionamento:
3 de setembro, quinta-feira: 13:00 às 22:00
4 de setembro, sexta-feira: 09:00 às 22:00
5 a 7 de setembro: 10:00 às 22:00
8 a 11 de setembro: 09:00 às 22:00
12 e 13 de setembro: 10:00 às 22:00

Formas de Pagamento:
Dinheiro e cartão de Débito.

Para saber mais pontos de vendas de ingressos, consulte o site da bienal clicando AQUI.
4 LANÇAMENTOS:
 Muita gente está subindo pelas paredes contando os dias para encontrar seu autor favorito e o lançamento do seu livro na bienal. Alguns autores não deram detalhes do lançamento de seus livros na mesma época em que acontece a bienal, então vou citar todos os autores que tem lançamento confirmado no evento.

O MESTRE DO AMORLI MENDI:
Sinopse: Marcos de dia é um esforçado estudante do curso de direito e, de noite, um dançarino do clube das mulheres. Mas, se apaixona por Bárbara, a protegida filha do dono do clube, e começa a ser tentado por aquela relação perigosa, secreta e excitante de que tenta fugir. Sua prioridade número um é pagar a faculdade e se tornar um importante advogado. E, nessa busca fria e calculista para ter a liberdade de uma nova vida, ele não quer se desvirtuar do caminho traçado por causa daquela loira hipnotizante e proibida. Tudo estaria no controle, se Marcos não tivesse uma dívida com Bárbara, que, agora, quer lhe cobrar. Qual a sua exigência? Compre o livro e descubra a grande história de amor que esses dois vão lhe contar de forma envolvente.
Data: 13/09 no stand da Editora Métrica.


LIVRO O DESPERTAR DO PRINCIPECOLLEN HOUCK
Sinopse: Quando a jovem de dezessete anos, Lilliana Young, entra no Museu Metropolitano de Arte certa manhã, durante as férias de primavera, a última coisa que esperava encontrar é um príncipe egípcio ao vivo com poderes divinos, que teria despertado após mil anos de mumificação.E ela realmente não poderia imaginar ser escolhida para ajudá-lo em uma jornada épica que irá levá-los por todo globo para encontrar seus irmãos e completar uma grande cerimônia que salvará a humanidade.Mas o destino tem tomado conta de Lily, e ela, juntamente com seu príncipe sol, Amon, deverá viajar para o Vale dos Reis, despertar seus irmãos e impedir um mal em forma de um deus chamado Seth, de dominar o mundo. 
Data: 12/09 no stand da editora Arqueiro.

SOPHIE KINSELLA
Sinopse: Los Angeles, reduto das celebridades mais famosas do mundo, de estilo de vida enlouquecedor e perdulário, cenário perfeito para que Rebecca Brandon (ex-Bloom) possa realizar suas fantasias mais glamorosas. E é para lá que ela e a família vão quando seu marido Luke é contratado para cuidar da carreira da famosa atriz Sage Seymour – e para Becky isso é um sinal de que ela está destinada a ser produtora de moda da badaladíssima celebridade e, quem sabe, também das maiores estrelas de Hollywood. Mas, assim que chega a LA, Becky descobre que sua rotina não será apenas de luxo e glamour. Alicia, uma rival do passado, também está na cidade. E o pior, é a queridinha das mães da concorridíssima pré-escola de Minnie. E o sonho de cuidar do look de Sage parece mais difícil do que ela imaginava. Até porque Luke vive adiando apresentar as duas. Então, por uma manobra do destino, Becky tem a chance de produzir a arqui-inimiga da atriz, e isso pode trazer alguns probleminhas. Pré-estreias, vestidos de gala, muitos paparazzi à sua volta, aulas de ioga e infinitas compras na Rodeo Drive. Claro que isso não acontecerá sem muitas encrencas e confusões. Será que Becky está mesmo perto de conseguir tudo o que sempre sonhou?
Data: 12/09 no stand da editora Record.

LEIGH BARDUGO (Lançamento não confirmado)
Sinopse (traduzida): Ketterdam: um movimentado centro de comércio internacional, onde tudo pode ser adquirido por um preço justo - e ninguém sabe disso melhor do que prodígio criminoso Kaz Brekker. Kaz é oferecido a chance de um assalto mortal que poderia torná-lo rico além de seus sonhos. Mas ele não pode retirá-lo sozinho ...
Um presidiário com uma sede de vingança.
Um atirador de elite que não pode andar longe de uma aposta.
Um fugitivo com um passado privilegiado.
Um espião conhecido como o Wraith.
Um Heartrender usando sua magia para sobreviver às favelas.
Um ladrão com um presente para escapes improváveis.
Seis párias perigosos.

Um assalto impossível.
A tripulação de Kaz é a única coisa que pode ficar entre o mundo e destruição - se não matar uns aos outros em primeiro lugar.
Data: 05/09 no stand da editora Gutenberg.
5. DICAS DE SOBREVIVÊNCIA:

Aqui começa a parte sobrevivência do manual, essas dicas eu tirei de alguns sites que eu li há uns dois anos atrás quando tinha dúvidas sobre o evento e era novata no assunto, de vários eventos que eu participei relacionados a livros ou não e eu espero que ajude muito quem tá indo pela primeira vez ou quem já foi mas não deu muito certo.
Para mais informações, localização e listas de pontos alimentícios, guarda-volumes, posto médico e preços do estacionamento basta consultar o site AQUI.
 - Faça listas:
Anote em um papel ou caderno separado, todos os livros que você pretende comprar na bienal. Não vá achando que é melhor deixar para decidir quando estiver lá, pois você irá comprar todos os livros legais que ver e acabar ficando sem dinheiro quando encontrar aquele livro que você queria há meses. Faça um planejamento de todos os livros que são sua prioridade e no fim das compras use o que sobrar (caso sobre) para comprar os livros que você quiser e encontrar por lá.

- Evite todas as filas possíveis:
Nós sabemos que a bienal é um evento super conceituado e realmente lota. Evite filas como a da compra de ingressos comprando pela internet ou antecipadamente nos postos de venda. Evite filas para aquele autor ou compra do livro que você não quer tanto. No lugar de estar numa fila de um autor que você nem conhece, é melhor ficar naquela do seu autor preferido e não se cansar tanto em pé e faça revezamentos com seus amigos e parentes na fila da comida ou para algum evento que demore.

- Use roupas confortáveis:
Verifique o clima no dia, vale prestar atenção na previsão do tempo no jornal, olhar a internet e seguir a intuição e os conselhos das mães. Como é um evento que lota e você estará em pé o tempo todo, ou a maior parte dele e a aglomeração de pessoas esquenta o ambiente, use roupas leves e frescas caso esteja calor (e eu acho que estará) e sapatos baixos. Nada de saltinho, vá de rasteirinha e vale até all star para as meninas além de levarem mochilas, ninguém merece ter que carregar várias bolsas com livros, não é mesmo?

- Esteja lá cedo:
Imagina seu ídolo favorito no Brasil e as fãs enlouquecidas acampando na porta do show. Não precisa acampar, mas tem que madrugar. Vale chegar cedo para evitar filas, ser umas das primeiras/os a conhecer seus autores favoritos e comprar aquele livro incrível antes que esgote o estoque.

- Consulte a programação:
É essencial consultar a programação e saber os dias em que vai ter sessão de autógrafos do seu escritor do coração ou lançamento do livro que você está esperando há meses além de que você economiza dinheiro em ingressos indo somente nos dias em que tem coisas que você gosta. Além disso tudo é bom você saber os horários dos eventos, das palestras, dos autografos e tudo mais para estar lá no mínimo dez minutos antes. Também fique atento ao mapa dos pavilhões para evitar se perder bem na hora da tal palestra. Além disso, é bom você ter uma cópia em mãos do mapa do evento que localiza postos de informação, entradas e saídas e banheiros.

- Leve comida:
Comida e água são essenciais para todo manual de sobrevivência. É claro que tem stands de comida por lá como McDonalds e outros, mas é bem mais em conta levar comida de casa.
O preço das refeições na bienal é realmente caro e eu tenho visto muitas pessoas reclamarem disso em algumas edições passadas. Vale sim levar comida de casa, fruta, biscoito, salgado, saladinha, suco e ÁGUA.

- Durma cedo e relaxe:
É essencial que você esteja tranquilo e bem dormido para aguentar a jornada na bienal, enfrentar filas, acordar cedo, andar bastante... Um dia antes, reveja seus planos e se programe com calma e a noite, tenha uma boa noite de sono para acordar bem cedinho no dia do evento.

- Faça um orçamento:
Se você não trabalha e seus pais não querem gastar muito dinheiro ou mora sozinho e tem que arcar com as despesas, sente-se e veja o quanto você poderá gastar. Quanto vai custar a passagem de ida e volta ou gasolina, o ingresso caso compre compre na hora, alimentação caso você resolva comprar comida lá e os livros que deseja. Por isso é bom fazer a lista do que você vai e pode comprar, se você não tem ideia dos livros que quer e topa comprar qualquer um que acabar gostando por lá, visitar stands pequenos é uma boa pois o preço dos livros são bem baratos.
O ideal também é ir de transporte popular, que custa mais barato e você vai economizar gasolina e preço do estacionamento tanto do evento quanto aos redores, haverão linhas de ônibus especiais no Rio em todos os dias de evento e você conferir a lista AQUI.

- O que levar na mochila:
A bienal é uma verdadeira selva e você realmente tem que sobreviver lá em meio ao calor ou frio, multidão, filas de banheiro, etc. O ideal é levar mochila pois além de ser mais confortável de carregar é maior. O essencial é o necessário para você que vai comprar muitos livros. Se você vai em grupo de amigos ou família, combinem de levar as coisas, como comida e água. O essencial é aquilo não pode faltar na sua mochila, que vai de seu critério: uma câmera, livro para autógrafo (depende da quantidade), comida, celular, dinheiro (sempre tenha uma reserva para imprevistos), sim, um protetor solar se o tempo do RJ estiver rachando cabeças, e o resto do espaço deixa para preencher com as suas compras. ;)
Existem guarda-volumes nos pavilhões 2 e 4 a esquerda das entradas onde você pode guardar seus pertences.

- Ganhe brindes:
Algumas editoras distribuem brindes durante o evento para blogueiros e parceiros, o que é uma boa pois eles podem distribuir livros também e isso economiza seu dinheiro. Então bote a cara a tapa e pergunte as editoras se oferecem brindes.

- Divulgue seu trabalho:
Não sei se isso se encaixa como dica de sobrevivência no evento, mas é uma boa oportunidade para quem é blogueiro, escritor independente e designer visitar os stands das editoras e oferecer um cartão de visita. Isso mostrará sua profissionalidade e é uma chance da editora visitar seu livro digital, por exemplo, e querer publica-lo ou visitar seu blog e aceita-lo como parceiro futuramente.
NUNCA chegue em uma editora e peça livros para resenha, ou pergunte se eles querem parceria pois nós sabemos que as editoras abrem concursos para seleção de blogs parceiros todos os anos. E conhecendo seu trabalho, você tem mais chance de ser escolhida/o.
O ideial é você ir visitar o stand e então oferecer a eles seu cartão de visita, ou marcador, desde que indique nele seu contato, site, blog, etc. Convide-os a visitar seus trabalhos e seja gentil.
6. LOCAL:

De 03 a 13 de Setembro - das 9:00 às 22:00.
Centro de Exposições Riocentro (Riocentro).
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca.
22780-160 – Rio de Janeiro – RJ.
Para mais, visite: Bienal do Livro Rio.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger