Resenha: Fome de Márcio Benjamin

Olá, olá!

Hoje eu trouxe o livro do parceiro @marcio_benjamin, gostaria muito de agradecer ao Márcio pela oportunidade que me foi dada, todo mundo sabe e quem não sabe fica sabendo agora que eu sou apaixonada por histórias de zumbis e fiquei muito interessada quando soube dessa história, vamos conhecer um pouco mais do Márcio e seu livro

Sobre o Autor


Márcio Benjamin é potiguar, escritor, dramaturgo e advogado, nessa ordem. Desde sempre metido com as letras é fã incondicional de bom humor e do bom terror. Participante de antologias de contos assustadores (Noctâmbulos, Caminho do Medo), também já fez muita gente rir com suas peças (Hippie-Drive, Flores de Plástico, Ultraje). Gosta de pensar que poderá escrever pra sempre. Pelo menos é o que prometem as vozes em sua cabeça. Maldito Sertão é o seu livro de estréia e foi escolhido pelo Troféu Cultura Potiguar como um dos melhores livros de 2012.

Sobre o Livro
Titulo: Fome
Autor: Márcio Benjamin
Páginas: 189
Editora: Jovens Escribas

Sinopse

Em uma cidade do interior, o apocalipse já começou.
Num lugar esquecido pelo tempo, um grupo de pessoas entenderá o verdadeiro sentido da palavra medo, ao se encontrarem ilhados na terra que já chegou a ser seu lar.
Confusos, precisam sobreviver em meio a uma horda de mortos-vivos, uma vez os próprios moradores, os quais apenas conseguem aplacar o seu apetite com carne humana.
Lutando tanto para sobreviver quanto para entender o que está acontecendo, os últimos habitantes precisam se unir para defender-se, e desvendar aquele mistério é sua única esperança de saírem vivos.
Fome, um romance de Márcio Benjamin, autor do sucesso Maldito Sertão, que traz o mito dos zumbis para o calor do nordeste, e com uma narrativa ágil, retumbada pelos tambores do candomblé, procura recontar uma história que fala tanto de nós mesmos, ainda que não aceitemos.
O profeta estava certo.
O sertão vai virar mar. 
De sangue.


Sobre minha leitura


Quando descobri o livro fome achei muito legal a ideia de ter um livro de zumbis ambientando no nordeste pra quem não sabe sou nordestina e fiquei super curiosa pra saber como se desenrolaria essa história, o resultado foi incrível.
A história é muito bem ambientada e escrita, senti um pouco de falta de profundidade dos personagens e antipatizei horrores com o delegado Paranhos. Além do Chatanhos (Paranhos + Chato) existem outras personagens que eu gostei de cara, como Chico que é motorista de ônibus e um cara legal e Fátima, uma enfermeira e mãezona que cuida de geral.

O livro trás uma perspectiva diferente sobre o contaminados e há uma narrativa pra um dos contaminados, saindo de sua vida antes e depois da transformação

*****¹ ainda tinha fome. Agora entendia o que acontecia [...] A primeira dentada lhe sossegou as trupas, mas quando assentou, era como se nunca tivesse sido. [...] Nada que matasse a fome.
Ele narra um pouco a experiência e a vivência desse contaminado

Desesperados, os bichos eram só dor. A pontada seca vinha de dentro das tripas mortas e mandava nos pés, correndo as pernas, seguindo o cheiro [de gente]. [...] Mas o cheiro era coisa grande, o cheiro andava por tudo quanto era lugar, se sabia dele cada vez mais perto, quase se podia cavar no vento e mastigar. 
As personagens são obrigadas a lidar de qualquer jeito com a nova realidade apresentada a eles. No primeiro momento aqueles que testemunharam as primeiras transformações estão desacreditados, mas quando a situação se alastra eles precisam lutar e fugir de qualquer jeito, como Chico e Luzia precisam fugir às pressas:

Na parede, pedaços do bicho, cinzentos. E como num dos testemunhos ouvidos no culto, o demônio lhe caiu aos pés, vencido. Ainda receosa, Luzia virou-se. E quase não conseguiu segurar a risada vendo seu marido [Chico] nu, com uma arma fumegando nas mãos... 
O livro não trás nada muito inovador, nem grandezas de reviravoltas, mas conta uma história simples que entretém e cativa. Senti que a história podia ser mais embasada, apesar de explicar o que acontece podia se algo mais embasado ter dado um pouco mais de atenção, os personagens podiam ter sido um pouco mais trabalhados gosto dos livro, principalmente os de zumbis, bem embasados e detalhados, mas não estraga a graça do livro.

Minha opinião é que o livro vale muito ser lido, achei muito bom e com final de quero mais ou de continuação. Foi uma boa experiência e agora esse livro vai ficar guardadinho com carinho na minha estante por que foi uma boa aventura!

Até a próxima!

¹ Nome da personagem

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger